Política de Qualidade

O Escritório Corporativo da Qualidade tem como missão proporcionar o mais alto nível de qualidade ao menor custo, de maneira mais equitativa, ao maior número de pessoas por meio da definição de políticas e práticas padronizadas e garantia da excelência dos processos e a segurança do paciente.

Política de Qualidade
Garantir a Segurança do Paciente;
Gerenciar Riscos Institucionais;
Promover ações de melhoria contínua dos processos;
Elevar o padrão dos serviços prestados por meio de Boas Práticas;
Desenvolver e capacitar colaboradores continuadamente;
Promover a tomada de decisão com base na análise crítica dos resultados;
Manter foco no cliente.

Sistema de Gestão da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade está alicerçado nos pilares fundamentais da Qualidade, segundo Donabedian (1990):

Eficácia: é a habilidade da ciência médica em oferecer melhorias na saúde e no bem-estar dos indivíduos.

Efetividade: é a relação entre o benefício real oferecido pela assistência e o resultado potencial, representado por estudos epidemiológicos e clínicos.

Eficiência: é a relação entre o benefício oferecido pela assistência médica e seu custo econômico.

Otimização: é o estabelecimento do ponto de equilíbrio relativo, em que o benefício é elevado ao máximo em relação ao seu custo econômico. É a tentativa de evitar benefícios marginais a custos inaceitáveis.

Aceitabilidade: é a adaptação dos cuidados médicos e da assistência à saúde às expectativas, desejos e valores dos pacientes e suas famílias. Este atributo é composto por 5 conceitos: acessibilidade, relação médico-paciente, amenidades, preferências do paciente quanto aos efeitos da assistência e preferências do paciente quanto aos custos da assistência.

Legitimidade: é a possibilidade de adaptar satisfatoriamente um serviço à comunidade ou à sociedade como um todo. Implica conformidade individual, satisfação e bem-estar da coletividade.

Equidade: é a determinação da adequada e justa distribuição dos serviços e benefícios para todos os membros da comunidade, população ou sociedade.

Para atender a estes pilares e manter a Excelência dos serviços prestados, a Gestão da Qualidade trabalha em algumas dimensões como Gerenciamento de Riscos, Auditorias Internas, Padronização de Protocolos, Procedimentos e Rotinas, Treinamentos, Gestão orientada por processos e acompanhamento de resultados.

Boas Práticas em Saúde
Boas Práticas são um conjunto de critérios ou padrões que definem a melhor maneira de executar uma atividade ou procedimento. O Institute of Healthcare Improvement (IHI) reúne uma série de pacotes de intervenções chamados de Bundles, que visam evitar ou reduzir danos ao paciente. O Hospital São Camilo é integrante da Campanha 5 Milhões de Vidas desde 2007 e tem alcançado excelentes resultados.